"Um homem a serviço de DEUS".

Crentes presentes, crentes ausentes.

01-06-2021 10:25

"Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns; antes, admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais quanto vedes que se vai aproximando aquele Dia" (Hebreus 10.25).

Crentes presentes na igreja fazem o evangelismo ser mais fácil. Nossa igreja é chamada para ser um posto avançado do reino de Deus em nossa comunidade, uma pequena, mas significante demonstração da glória de Deus na medida em que nós amam uns aos outros e amadurecem em Cristo. Portanto, todos os que carregam o nome de Cristo, como afirmado pela nossa igreja, mas que de bom grado escolhe viver sua vida dentro da comunidade da aliança de crentes, está praticando a vontade de Deus. Assim estão tomando o nome de Cristo, e se identificam honestamente com seu corpo, a igreja local.

Precisamos estar unidos ao corpo de cristo que é a igreja. Ausentes, comprometemos o evangelismo, tornando-o mais difícil. Pois confunde seu testemunho para a comunidade descrente em volta. Já ouvi alguém dizer: fulano é da sua igreja, mas não o vejo frequentar. Outros dizem: conheço um membro da sua igreja, que me diz que está afastado, mas diz que continua crente. É meio estranho isso para os não crentes, pois parecem vestir a camisa da igreja, mas joga em outro time.  Vou dar um exemplo: Os não crentes veem a “camisa” da igreja em uma pessoa que parece estar jogando para o outro time. É como alguém que veste uma camisa do Palmeiras, mas torce pelo Fortaleza, vai aos jogos do Fortaleza, fala sobre o vermelho, azul e branco, e sonha em ir para o Ceará algum dia. É inconsistente, confuso e enganoso. 

Como cristãos fomos adotados no corpo de Cristo. Se estamos ausentes agiremos como órfãos. Isso faz tudo ser mais difícil para a vida corporativa da igreja em carregar o testemunho do evangelho. Nunca podemos esquecer que fazemos parte de um corpo, e fora dele deixamos de agradar a Deus. Em 1Coríntios 12, o apóstolo Paulo fala sobre o corpo e suas partes como uma metáfora para a igreja: “Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, constituem um só corpo, assim também com respeito a Cristo” (1Coríntios 12.12). “Ora, vós sois corpo de Cristo; e, individualmente, membros desse corpo” (1Coríntios 12.27).

É fundamental que todos nós estejamos na igreja, congregando, orando e contribuindo. Com certeza, uma igreja de 100 membros, onde todos os que estão trabalhando para a glória de Deus com os dons que Deus tem dado a eles, é exponencialmente mais forte que uma igreja com 35 presentes e 65 ausentes. Os ausentes, involuntariamente, deslocam todo o fardo para uns poucos, um fardo que aqueles poucos não deveriam estar carregando sozinhos.

Não se ausente, Deus precisa de você.

Pastor Jair Gouvea