"Um homem a serviço de DEUS".

O Amor!

06-12-2018 14:08

O Amor!

Um fariseu, juiz perito na Lei de Moisés, formulou uma questão para submeter Jesus à prova: Mestre, qual é o maior mandamento da Lei? Então, Jesus o responde com essas palavras: “Este é o primeiro e maior dos mandamentos. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. A estes dois mandamentos estão sujeitos toda a Lei e os Profetas” (Mateus 22.39). A resposta de Jesus o fez calar-se, pois não havia argumento suficiente para algum argumento. A resposta de Jesus continua sendo a mesma a todos os que fazem essa mesma pergunta, nos dias de hoje. O amor ainda é o maior mandamento da Lei de Deus para os homens. O apostolo Paulo define muito bem, em sua primeira carta, que é enviada à Igreja dos Coríntios (1 Coríntios 13). Esse capítulo é totalmente dedicado ao assunto AMOR.  Para um pouquinho a leitura deste artigo e vá até sua bíblia e leia este capítulo. O amor é o maior de todos os dons que podemos desenvolver durante a vida. O próprio apóstolo Paulo define o amor como o “vínculo da perfeição”: E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição “(Colossenses 3.14).

O apostolo João aconselha a todos os que são da Igreja do Senhor Jesus a praticarem o amor: Quem ama seu irmão permanece na luz, e nele não existe motivo de tropeço (2 João 2.10). A luz esta com aqueles que praticam o verdadeiro amor de Deus. O amor de Deus é chamado de AMOR ÁGAPE. O amor Ágape é um amor que vai além das circunstâncias. É um amor desprovido de interesses humanos. Esse amor tudo suporta, tudo crê, não se vangloria, não suspeita mal. Infelizmente poucos praticam esse amor. Muitos confundem altruísmo, com amor. Amor é se colocar no lugar do outro. É dar vida pelo seu próprio. É amar a Deus acima de todas as coisas, mesmo. Quem ama a Deus acima de tudo, também ama a seus próximo como a si mesmo.

Em outra passagem bíblica, Jesus ordena que amemos os nossos inimigos: “Eu, porém, vos digo: “Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem” (Mateus 5.44). Isso parece muito difícil para nós, pois a tendência é ficarmos com raiva daqueles que nos tem por inimigos, chagando ao ponto de nos perseguir. O sentimento de raiva tem o poder de nos “emburrecer”. A raiva traz a desinteligência às pessoas. A melhor forma de nos “vingarmos” das pessoas é orando para que Deus as abençoe e lhe abram o entendimento. Outra grande forma de “vingança” é retribuindo o mal com o bem: “Se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber". É procedendo assim que amontoarás brasas vivas sobre a cabeça dele, o SENHOR, te recompensará” (Provérbios 25.21-22).

Como vemos, o amor é a melhor forma de vida que um crente deve viver. Não economize no amor. Ame a Deus acima de tudo, ame a seu próximo com a ti mesmo. Fazendo assim a sua vida será uma vida que vale a pena ser vivida. O amor vence tudo!

Pr Jair Gouvea

Igreja Batista Reviver

Itápolis/SP