"Um homem a serviço de DEUS".

A arvore e seus frutos

16-08-2017 16:19

A arvore e seus frutos

Andamos sempre com pressa, sempre preocupados, não temos tempo nem para “observar os lírios dos campos”. Corremos atrás de tudo que julgamos necessário e esperamos tudo o que nos deixariam felizes.

O fruto de uma árvore é apenas a consequência de um dedicado trabalho em preparar a terra e semear, assim como as boas obras daquele que “nasceu de novo” é o resultado de uma vida em crescimento espiritual.

O Evangelho é a semente que fará germinar a fé. A partir daí, Deus dá início a uma obra que a cada dia irá se completando. A semente se desenvolve até alcançar sua forma adulta — nesse caso, uma árvore.

Para todo o bom desenvolvimento de uma árvore é necessário dois critérios: o primeiro é ter suas raízes ligadas a uma fonte de nutrientes. De igual modo assim acontece com a fé cristã. À medida que conhecemos a Deus mais aprofundamos nossas raízes, e dessa maneira, assim como a árvore, podemos passar por todas as estações sem abandonarmos nossa fé cristã. O segundo critério para o desenvolvimento da árvore é podar os seus ramos. Tiramos da árvore seus ramos velhos e estimulamos a produção dos seus frutos.

Temos a necessidade de deixarmos de lado a natureza do “velho homem” e permitir que a natureza do “segundo Adão” tome forma em nós. As atividades espirituais, que parecem tão comuns aos crentes, como frequência nos cultos, leitura da Bíblia e oração, nos fazem conhecer mais das nossas fraquezas e, consequentemente, mais da Graça de Deus que nos ajuda a renunciar ao pecado. Assim, somos podados. Diminuímos-nos para que Cristo cresça em nós e assim damos mais frutos.

Deus se preocupa com semente e o seu crescimento, m essa preocupação é para que alcancem um resultado: o fruto. A Igreja é o fruto da cruz, portanto, em nós está contida a semente da vida de Jesus. A igreja, que somos nós, precisamos produzir bons frutos para a glória de Deus. Em certa ocasião Jesus disse: Porque não há boa árvore que dê mau fruto, nem má árvore que dê bom fruto. Porque cada árvore se conhece pelo seu próprio fruto; pois não se colhem figos dos espinheiros, nem se vindimam uvas dos abrolhos.O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a bocaLucas 6:43-45.

“Toda árvore boa dá frutos bons, mas a árvore ruim dá frutos ruins”. (Mateus 7.17)

Uma vez que temos um bom relacionamento com Deus, por meio de uma vida de oração constante e contínua, de busca por direcionamentos do Espírito Santo, da frequência nos cultos, da leitura e meditação na Palavra e, obviamente, de prática diária daquilo que o nosso Senhor Jesus nos orienta a fazer, consequentemente daremos bons frutos. Acho difícil (ou até impossível) alguém dar frutos ruins tendo uma vida cristã verdadeira. Afinal, “toda árvore boa dá frutos bons”.

Por final. Não podemos nos esquecer de que a arvore não produz fruto para si, mas para servir aos precisam desses frutos para viver. Não podemos ser egoístas e guardar para nós mesmos tudo aquilo que Deus tem nos dado. Se Ele nos permite dar bons frutos, é para que outras vidas sejam abençoadas.

Deus abençoe a todos!

 

Pr Jair Gouvea