C.H.A.V.E, que contempla as iniciais de Conhecimento, Habilidades, Atitudes, Valores e Emoções.
“Bem-aventurado o homem que acha a sabedoria, o homem que adquire conhecimento”.
(Provérbios 3.13)
Conhecimento: diz respeito ao conhecimento teórico, que se adquire, por meio da leitura de livros, na audiência de palestras, formação educacional, que pode estar relacionada com alguma experiência, em determinados assuntos.
“Você já observou um homem habilidoso em seu trabalho? Será promovido ao serviço real; não trabalhará para gente desonesta”. (Provérbios 22.29)
Habilidades: coisas que você tem facilidade em fazer. Por exemplo, escrever bem ou tocar bem um instrumento. A habilidade é vem com o treinamento repetitivo daquilo que se faz no dia-dia. A habilidade não está relacionada ao estudo, mas na simples prática diária.
“Moisés, meu servo, morreu; agora, levanta-te! Atravessa este Jordão, tu e todo este povo, para entrar na terra que estou prestes a entregar nas mãos dos israelitas”. (Josué 1.2) Obs. Josué possuía conhecimento e tinha habilidade, mas agora Deus queria ver nele atitude.
Atitudes: conhecimento teórico e habilidades se tornam nulos quando não se tem atitude para em fazer com sucesso aquilo que se deseja fazer. A atitude é a confiança, somada com a competência, que é regida por uma disposição interior, algo que vem de dentro e nos ajuda a superar desafios. É preciso adquirir uma atitude mental positiva para por em ação seus conhecimentos e habilidades já concebidos até aqui.
"Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar a boa, perfeita e agradável vontade de Deus". (Romanos 12.2)
Valores: posturas tomadas por aqueles que levam a vida a sério. Exemplos: fazer parte de uma família abençoada e sólida, ser honesto nos relacionamentos, tornando-os duradouros e confiáveis, atar laços de amizades verdadeiras.
“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida”. (Provérbios 4.23)
Emoções: resposta reativa ou instintiva quando somos submetidos a situações de difíceis, quando não se é possível perceber o significado dos acontecimentos. Ter um bom controle emocional é imprescindível para não cairmos nas armadilhas da mente, quando estamos em situação de estresse.
Pr. Jair Gouvea – Igreja Batista Reviver