Assim como o peixe. A cruz é um dos símbolos mais antigos do Cristianismo. Um dos significados teológicos da cruz é o relacionamento da humanidade (representada pela haste horizontal) com Deus (representado pela ponta superior da cruz) e o mundo material (representado pela ponta inferior, que toca ao chão). A cruz foi o objeto onde Jesus foi morto pelos pecados da humanidade. No evangelho de Lucas, no capítulo 19 e nos versículos 17 aos 37, é descrita a crucificação de Cristo. A crucificação foi o cumprimento das Sagradas Escrituras no Antigo Testamento (Leia, Salmo 22 e Zacarias 12). Foi na cruz que Jesus se fez maldição em nosso lugar. Na carta que o apostolo Paulo escreve aos hebreus, ele revela esse mistério: “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro” (Gálatas 3.13). Isaías profetizou quase 700 anos antes de Cristo, que o Messias viria para resgatar a humanidade, tomando sobre si o pecado de todos (Leia, Isaías 53). Nela Jesus foi crucificado e morto. Porém, não permaneceu morto, mas ressuscitou ao terceiro dia. Aleluia! Jesus está vivo! A cruz ficou vazia e já não prende o Senhor, pois ele a venceu. A cruz vazia representa a nossa vitória. Hoje olhamos para a cruz e glorificamos Àquele que morreu em nosso lugar.
O símbolo da cruz é muito usado para relacionar a morte de alguém. Obs. Em uma nota de falecimento a estrela representa a data de nascimento e a cruz a data do falecimento do mesmo. Também vemos isso em muitos túmulos nos cemitérios cristãos. Vemos então que a cruz é símbolo de morte e respeito por quem morreu e que aquela pessoa é de origem cristã.
Lembro que a cruz é um símbolo. A palavra "símbolo" é derivada do grego antigo symballein, que significa agregar. Seu uso figurado originou-se no costume de quebrar um bloco de argila para marcar o término de um contrato ou acordo: cada parte do acordo ficaria com um dos pedaços e, assim, quando juntassem os pedaços novamente, eles poderiam se encaixar como um quebra-cabeça. Os pedaços, cada um identificando uma das pessoas envolvidas, eram conhecidos como symbola. Portanto, um símbolo não representa somente algo, mas também sugere "algo" que está faltando, uma parte invisível que é necessária para alcançar a conclusão ou a totalidade. Consciente ou inconscientemente, o símbolo carrega o sentido de unir as coisas para criar algo maior do que a soma das partes, como nuanças de significado que resultam em uma ideia complexa. Longe de objetivar ser apologética, a seguinte relação de símbolos tem por objetivo apenas demonstrar o significado de cada um para a cultura ou religião que os adotou. Como vimos, a cruz é um símbolo e não deve ser venerado ou cultuado. A cruz serve para lembrar-nos que se temos a vida eterna, é porque foi nela que o nosso Salvador venceu a morte.
Pastor Jair Gouvea
Igreja Batista Reviver