A Igreja De Cristo!
Adão foi feito por Deus, foi colocado por Deus no Edem e Adão estava com Deus, mas Deus viu que Adão não estava completo (feliz). Então Deus fez uma companheira para Adão. Com a presença da sua mulher Adão se completa. Quando Adão cai no pecado, automaticamente ele se isola de Deus. Então, Adão e a sua companheira se acham tristes e envergonhados, pois agora eles tem um ao outro, mas sem Deus a vida perde a graça.
Nós fomos criados a imagem e a semelhança de Deus, não somos felizes isoladamente. Deus nos fez família na origem de tudo, então não é bom vivermos sós. Viver só e com Deus é possível, mas não é o desejável. Viver com outras pessoas sem Deus é possível, mas não é bom. O bom, o desejável e o perfeito é nós estarmos com outros, unidos com o Pai, Filho (Jesus) e o Espírito Santo. Isso se chama igreja! Não podemos nos esquecer de que a igreja não é uma ideia dos homens, mas de Deus. A família também é ideia de Deus. Chegamos à conclusão que igreja é formada por irmãos e irmãs, que são a família de Deus (confira Gênesis 1; Mateus 16.16-20). Como família vivemos tudo em comum (leia Atos 2), unidos com o Pai, Filho e Espirito Santo. Igreja não é clube social, clube de serviços ou instituição partidária formada por crentes. Igreja não clero, nem prédios formados por mãos humanas.
Ele (Jesus) é a cabeça do Corpo, que é a Igreja; Ele é o princípio e o primogênito dentre os mortos, a fim de que em absolutamente tudo tenha a supremacia (Colossenses 1.18). Essas palavras que vem do Apostolo Paulo ilustra bem o que é igreja. Na carta aos romanos, no capítulo doze Paulo também descreve a igreja como sendo ela o corpo de Cristo. Jesus é o idealizador da igreja, e ele mesmo morreu para que a igreja viesse a existir. Existir não como instituição, mas sim como família. Quem são os membros dessa família? Leia Mateus 12.46-50, e você entenderá, quem são os da família do Senhor.
A igreja é a luz do mundo. “Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus” (Mateus 5.13-16). Se a igreja perder sua essência, ela se tornará apenas mais um clube de serviço, que se reúne em pró de algum interesse. A igreja é o perfume de Cristo: “E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo o lugar a fragrância do seu conhecimento. Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem” (2 Coríntios 2.14,15). O bom perfume não pode ser expresso por palavras, mas sentido por todos os que estão ao seu alcance. A igreja tem a missão de exalar Jesus no seu dia-dia. A igreja como sal da terra tem a missão de dar o sabor da vida abundante, que só Jesus Cristo tem para os que Nele creem. A igreja como luz do mundo é a diferença num mundo que está em trevas, por isso essa igreja não pode se limitar as paredes do templo.
A igreja de Cristo não é uma organização humana, mas um organismo vivo, formado por seres humanos, mas que pela graça de Deus representa-o na terra, mostrando aos homens que nem tudo está perdido, que ainda há tempo para que todos se salvem, antes do fim da história humana na terra.
Jair Gouvea