"Um homem a serviço de DEUS".

A OUTRA FACE!

22-08-2018 17:02

A outra face!

“Não resistais àquele que é iníquo; mas, a quem te esbofetear a face direita, oferece-lhe também a outra” (Mateus 5.39).

Um dia desses me perguntaram o que significaria esse conselho de Jesus. Primeiro, Jesus não estava aconselhando os cristãos a serem vítimas passivas, ou de sofrer em silêncio alguma ofensa, insulto ou injustiça. O que Jesus disse no Sermão do Monte sobre ‘oferecer a outra face’ reflete o verdadeiro sentido da lei de Deus dada a Israel. Jesus não quis dizer que, se alguém batesse no rosto de seus seguidores, eles deveriam oferecer o outro lado. Assim como acontece muitas vezes hoje, nos tempos bíblicos, um tapa não tinha a intenção de machucar, mas era um insulto para provocar uma briga. Então, pelo visto, Jesus quis dizer que se alguém quisesse provocar uma briga com um tapa literal — ou com um comentário sarcástico — a pessoa esbofeteada não deveria revidar, evitando assim um círculo vicioso de pagar o mal com o mal. “A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens” (Romanos 12.17).

As palavras de Jesus são muito parecidas às do Rei Salomão: “Não digas: ‘Assim como ele me fez, assim vou fazer a ele. Pagarei de volta a cada um segundo a sua atuação.” (Provérbios 24.29) Um seguidor de Jesus ofereceria a outra face no sentido de não deixar que os outros o levassem a uma “confrontação”. — Gálatas 5.26, nota.

Finalizo dizendo que a maioria das afrontas que vivemos no dia a dia nos instigará a nos vingar do ofensor com nossas próprias mãos. Esse é o curso natural do homem pecaminoso. Mas Jesus nos chama a reagirmos com perdão e uma gigantesca ousadia dando a outra face, fazendo com que o ofensor seja impactado com o poder de Deus que emana das boas ações. Se o caso for grave podemos saber que existe um Deus justo vendo tudo e que a punição pertence a Ele: “não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque está escrito: A mim me pertence à vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor” (Romanos 12.19).

Abençoo a todos os que leram esse artigo.

Pr. Jair Gouvea

Igreja Batista Reviver

Av. Carlos Gomes, 522

Centro