Certa vez um rei encomendou a dois famosos pintores um quadro cuja temática fosse a paz. Além de garantir que iria comprar os dois quadros, o rei anunciou que daria um extra para o artista que melhor retratasse a paz. No tempo marcado, eles trouxeram suas pinturas. O primeiro retratava um lago sereno, espelhando altas e pacíficas montanhas à sua volta, encimado por um céu azul com nuvens brancas como algodão. Todos os que viram este quadro acharam que ele era um perfeito retrato da paz. O outro quadro também tinha montanhas. Mas eram escarpadas e calvas. O céu, ameaçador, derramava chuva e relâmpagos. Da encosta da montanha caía uma cachoeira espumante. Não parecia nada pacífica. Mas o rei, experimentado nas artes, olhou com vagar e viu ao lado da cachoeira um pequeno ninho numa fenda da rocha. Mamãe pássaro e seu filhote repousando em segurança.
O rei escolheu a segunda. Sabe por quê?
– Porque paz, explicou o rei, não significa estar num lugar onde não há barulho ou problemas. Paz é um estado de espírito. É a capacidade de estar no meio disso tudo e ainda manter a calma do coração. A verdadeira paz.
“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; eu não vo-la dou como o mundo a dá” (João 14.27).
Todos nós almejamos viver em paz! Sentir o que Deus nos fala em nossos ouvidos em um simples soprar do vento. A paz do coração é o paraíso dos homens (Platão).
Desenvolver força, coragem e paz interior demanda tempo. Não espere resultados rápidos e imediatos, sob o pretexto de que decidiu mudar. Cada ação que você executa permite que essa decisão se torne efetiva dentro de seu coração. Busque a paz em Deus, e ele sempre nos dará conforto em meio à tristeza, paz em meio à tempestade, estabilidade em meio às mudanças, perdão em meio ao pecado e amor em meio ao ódio.
Paz é o amor humanizado, o amor é a paz dos namorados, sinta num aperto de um abraço. A paz não pode ser mantida à força. Somente pode ser atingida pelo entendimento. Viver em paz consigo mesmo lhe dará condição de viver em paz com os outros. Por essa razão a paz interior é tão importante para viver bem.
“Em paz me deito e logo pego no sono, porque, Senhor, só tu me fazes repousar seguro” (Sl 4.7). Só Deus pode dar essa paz que você procura. Onde quer que você esteja a paz estará contigo. E isso quem decide é você. A verdadeira paz advém da fé e da confiança que você tem em Deus e do relacionamento que tem com Ele.
Deus lhe abençoe ricamente.
Pastor Jair Gouvea
Igreja Batista Reviver – Itápolis, SP