Amigos e amizades!
(Jovens)
Olá. Se você me permite. Eu gostaria de lhe fazer umas perguntas a você, que necessariamente você não precisa me responder. Aqui vão elas:
1. Quem são seus verdadeiros amigos? Em que tempo eles estão mais perto de você: Nas festas? Na balada? Na hora da angústia? No momento de necessidade? A bíblia diz Em todo tempo ama o amigo, na angústia nasce o irmão (Pv 17.17).
2. Em suas relações de amizade, quem investe mais para que a relação seja boa e prazerosa, você, ou a outra pessoa?
3. Você já se sujeitou a algo que não concorda só para não ferir a sua relação com seus amigos e amigas?
4. Quem dita a moda e os costumes, você ou as pessoas que covivem contigo?
5. Você já mentiu por elas?
6. Você sujeitou seus valores em detrimento de seus amigos, fazendo coisas que vão contra seus princípios?
7. Você já mentiu aos seus pais só para manter suas amizades?
8. Responda sinceramente. Você acha que suas amizades de hoje durarão por vinte ou mais anos?
Saiba que poucas amizades durarão a vida toda, pois as pessoas mudam de cidade, de estado civil, de opinião, religião etc. Preste muita atenção em suas escolhas, no que se refere às amizades, não é porque você é colega, que é amigo. As vozes você é amigo, mas o outro é apenas colega. Não troque Jesus (sua fé), por modismos pregados por falsos amigos. Não troque sua família, dando prioridade aos amigos, pois é na família que você encontrará segurança nos momentos difíceis. Faça um balanço das suas amizades e comportamentos. Se você identificar coisas prejudiciais a você, não tenha medo de tomar atitudes de mudança.
Cuidado com quem você anda, convive e imita. Lembre-se do que a bíblia diz: “As más companhias corrompem os bons costumes” (1Co 15.33).
Pr. Jair Gouvea