Não há lugar para ódio no bem-estar existencial. Ódio é veneno que mata a alma do que odeia e se esparrama nas entranhas da sociedade. Seja uma relação, uma célula familiar ou mesmo em grupos mais amplos. Se amar é divino, odiar é diabólico. Quem odeia, filho do diabo é. A bíblia diz: Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. Não deis lugar ao diabo - Efésios 4.26,27. Muitos confundem ira com pecado, indignação com ódio. Ódio não é o mesmo que indignação. Podemos nos indignar, mas nunca odiar. Ódio é um sentimento vazio de qualquer razão. Ódio é fruto de um coração azedo e uma alma adoecida. Toda pessoa que odeia é uma pessoa doente e que necessita de cura. Mais que cura, precisa de libertação. Sim, pois o ódio é como correntes que aprisionam a alma e joga no cárcere escuro o espírito. Seja o espírito do ser humano ou de um ser angelical. Que o diga Lúcifer.
Como o ódio destrói. Destrói um ser. Destrói uma relação. Destrói uma família. Destrói uma sociedade inteira. O ódio tem consumido as pessoas, gerando nelas doenças na alma, no corpo e no espírito. Não adiante fingir amor, quando se odeia. O amor fingido é algo repugnante aos olhos de Deus. Muitos dizem amar a Deus, mas morrem de ódio pelo seu irmão. Olha o que a bíblia diz a respeito desta atitude: Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? - 1 João 4.7,20. De uma mesma fonte não pode jorrar dois tipo de água.
Devemos amar todo e qualquer ser humano e não somente aquele que se enquadrar em nosso perfil. O amor ao próximo é mandamento de Jesus: Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes - Marcos 12.30,31. Devemos amar por virtude e não por pena. Devemos amar porque embora não enxerguemos motivos para amar sempre encontraremos razão para amar. A razão é que o amor é a força mais poderosa que existe em todo o universo para produzir bem-estar na existência. Seja em que dimensão for. O amor será sempre o Caminho mais excelente para se trilhar.
Que o amor verdadeiro esteja sobre o teu coração.
Pastor Jair Gouvea
Igreja Batista Reviver