"Um homem a serviço de DEUS".

Banheiros públicos, bebedouros e Escadaria.

21-07-2011 18:14

Por Renan Gouvea e Jair Gouvea

OBS: A matéria também foi publicada no Jornal Diário, da jornalista Izilda Reis, na semana do dia 22 de Julho de 2011.

As escadarias existentes na Avenida Julio Ascânio Mallet que dão acesso à Rua Padre Tarallo, estão precisando urgentemente de cuidados dos setores de Obras e Limpeza Pública Urbana. Os jardins já não existem mais; as lâmpadas quase todas estão queimadas, não dando a segurança necessária às pessoas que fazem uso desse acesso. O lixo se acumula dando um aspecto de abandono, inclusive dentro do coletor de águas pluviais, que também está sem proteção, expondo os usuários ao perigo. Lembrando que neste local existe um monumento homenageando a colônia japonesa de Itápolis e que está esquecido pela atual administração. Neste mesmo local há uma residência número 863, que, segundo moradores próximos, pertence ao município e que aparentemente foi invadida por pessoas estranhas (fato não confirmado). Sendo que esta casa está com a energia elétrica cortada e o aspecto de abandono é visível.
Outro problema sério é dos Sanitários Públicos da Praça Pedro Alves de Oliveira, que foram construídos há mais de trinta anos e hoje estão totalmente fora dos padrões exigidos por Lei, além de não oferecer acessibilidade aos portadores de Necessidades Especiais (Cadeirantes, entre outros). Precisam urgentemente passar por uma adequação. No dia 31 de maio deste ano, enviei à Câmara e ao Senhor Prefeito um ofício indicando e pedindo urgência na construção ou adequação dos sanitários desta praça, sendo que os Senhores Vereadores acataram e o subscreveram. (Indicação número 157/2011, Sessão dia 07/06/2011)
Com um pouco boa vontade e um bom engenheiro, colocando no orçamento, o município poderá adequar este sanitário, fazendo rampas laterais e mudando o acesso. Hoje, não há condições mínimas de higiene, pois não há sabão e nem papel toalha, sem contar que a última reforma foi no ano de 2004.
Segundo o Decreto-lei 5296 de 2 de dezembro de 2004, que regulamenta as Leis n°s 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade, tais pessoas tem esse direito garantido na Constituição Nacional no art. 84, inciso IV.
Também deixamos aqui uma sugestão a Prefeitura de Itápolis que coloque BEBEDOUROS de água potável nesta referida praça, bem como na Praça Roberto Del Guércio, pois os que freqüentam essa Praça não têm onde tomar água no momento da sede, lembrando que no local há ponto de ônibus e é realizada a feira livre.