"Um homem a serviço de DEUS".

Batismo nas águas (estudo).

29-08-2017 10:43

O batismo é a declaração de nossa fé em Cristo. Pelo batismo, o convertido está publicamente assumindo sua fé em Jesus e confirmando sua decisão de ser discípulo dele. É uma comemoração de sua inclusão na família de Deus. É um símbolo do início da vida cristã.

Depois que você creu em Jesus Cristo, batizar-se é o próximo passo. O batismo sempre segue a fé. O batismo não o torna um membro da família de Deus; somente a fé em Cristo faz isso. O batismo não salva. Nem toda a água do oceano pode limpar a imundícia do nosso pecado. Somente pela sua fé em Jesus é que você é salvo.

 

O batismo é carregado de significado:

1. É um ato de obediência a Jesus. Ele ordenou: “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei com vocês, até o fim dos tempos” (Mateus 28.19,20). O próprio Jesus foi batizado nas águas, deixando o exemplo para todos nós.

 

2. É a representação exterior de uma experiência interior. O batismo é uma representação física de uma verdade espiritual. O batismo não faz você ser crente, mas mostra que você já o é. Batismo é como uma aliança de casamento: é o símbolo do compromisso que você já fez no coração. “Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!” (2Coríntios 5.17).

 

3. É uma representação da morte, sepultamento e ressurreição de Jesus. O batismo simboliza a morte para a antiga vida e anuncia sua nova vida em Cristo. O batismo declara a morte do “eu”. O batismo simboliza a ressurreição para uma vida voltada para Deus. “Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova” (Romanos 6.4).

 

Quem deve ser batizado?

Qualquer pessoa que tenha fé em Cristo. A única condição é crer. No Novo Testamento as pessoas eram batizadas assim que criam. Há um padrão claro: as pessoas ouviam o evangelho, aceitavam a Cristo e eram batizadas.

 

Há o registro de 3.000 pessoas que foram batizadas no mesmo dia em que aceitaram a Cristo: “Os que aceitaram a mensagem foram batizados, e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas”. (Atos 2.41).

 

Houve um homem, que após ouvir Filipe falar sobre o evangelho, perguntou: “Que me impede de ser batizado?”. Felipe disse: “Você pode, se crê de todo o coração”. O homem respondeu: “Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus”. Então Filipe e o homem desceram à água, e Filipe o batizou (Atos 8.36-38).

 

Quando você deve ser batizado?

O mais rápido possível! É um ato de iniciação, e não algo que você deve adiar até estar maduro espiritualmente. O batismo não é opcional, não deve ser atrasado ou desprezado. Ele significa sua inclusão na família de Deus e anuncia publicamente ao mundo: “Eu não tenho vergonha de ser parte da família de Deus”. Portanto, assim que você recebeu Jesus como Salvador e Senhor da sua vida, você pode e deve ser batizado.

 

Como é o batismo?

Os protestantes batistas compreendem que o batismo deve ocorrer por imersão: todo o corpo deve ser colocado na água. Jesus foi batizado por imersão: “Assim que Jesus foi batizado, saiu da água” (Mateus 3.16). Os batismos no início da igreja eram todos por imersão. A palavra “batizar” deriva do grego “baptizo” que significa literalmente “imergir ou mergulhar na água”. Por fim, vale dizer que a imersão é a melhor forma de simbolizar o sepultamento e a ressurreição.