Casamento no Civil e diante do Altar de Deus!
O "felizes para sempre" pode se concretizar na vida real se o casal partirem do principio do amor e de tomar as decisões acertadas. As atitudes sábias contribuem para a felicidade a dois, e uma boa dose de sensibilidade permite que a encontremos nas coisas mais simples.
Como tudo na vida tem sempre um começo, começar bem é fundamental. O começo de um casamento de verde é feito com a união do casal. União que deve ser abençoada por Deus e estar em conforme as Leis dos homens. O casamento é de verdade quando ele é oficializado no Cartório Civil e diante do Altar de Deus, que é a igreja. Muitas pessoas acham que por simplesmente irem morar juntas, já estão casadas. Mas, sabemos que mora juntos não é casamento, e sim “amasiamento” ou até fornicação. Muitos casais estão sofrendo na vida a dois por causa disto. Não adianta querer ter um casamento abençoado, feliz e duradouro apenas vivendo juntos, conforme a própria vontade. Por isso quero dar aqui alguns conselhos aos que ainda não se casaram e ou simplesmente resolveram morar juntos e hoje se encontram amasiados.
A Bíblia sustenta ideia de que o casamento deve ser feito tanto na área civil e sacramental. A lei do casamento civil é uma lei justa. As autoridades constituídas existem pela permissão de Deus e obedecê-las (sempre que não seja exigido transgredir a Lei de Deus) é nossa obrigação. Romanos 13.1 diz: “Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas”. E Romanos 13.2, acrescenta: “De modo que aquele que se opõe à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação”. Recomendo o casamento civil para que os cônjuges estejam de acordo com as leis do país (Brasil), para confirmar a dignidade do casamento e também para preservar direitos dos filhos.
Quem torna o casamento santo é Deus. Nenhum ser humano pode conferir esta bênção que só Deus pode dar. Quando uma autoridade cristã pronuncia no casamento religioso a bênção nupcial, está sendo um porta-voz de Deus. Uma das maiores alegrias de Deus é abençoar um casal, pois a ideia do casamento e da família é Dele.
Ore a Deus a respeito do que foi tratado acima. Se você ainda não se casou, mas pretende se casar, faça-o do modo certo, pois se você começar certo, com certeza não terá problemas insolúveis. Se porventura, você está vivendo com outra pessoa e não está legalmente casado (a), converse com ela e regularize sua situação e verá que Deus irá fazer prosperar em todos os sentidos.
Pr. Jair Gouvea