A música nos influencia tanto para o bem, como para o mal. Quando a música é inspirada por Deus ela tem o poder de nos atrair a Ele. Deus habita em meio aos louvores. “Porém tu és santo, tu que habitas entre os louvores de Israel” (Salmos 22.3).
De igual forma as pessoas também nos influenciam. Uma boa companhia tem o poder de nos levar para um caminho bom. Já a má companhia pode corromper os nossos bons costumes. “Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes” (1 Coríntios 15.33).
O ambiente em que vivemos ou frequentamos periodicamente também tem o poder de nos influenciar. Precisamos tomar muito cuidado com quem andamos, fazemos amizade, da mesma forma cuidado com o que estamos ouvindo, e os lugares que estamos frequentando e, por conseguinte, quem o que está nos influenciando. O melhor ambiente para o cristão é o ambiente dos cultos da igreja, os que são realizados no Templo (Igreja), pois no culto cantamos louvores, ouvimos a Palavra e nos relacionamos com pessoas que buscam o bom caminho. O salmista Davi escreve: “Senhor, eu tenho amado a habitação da tua casa e o lugar onde permanece a tua glória” (Salmos 26.8).
É sempre bom fazer uma reflexão sobre o que, e quem está influenciando a minha vida. Também refletir e se indagar, eu sou um influenciador de Deus na vida das pessoas?
Leia os salmos 1 e 26.
Pr. Jair Gouvea