Já é tempo de decorar a casa, colocar luzes nas janelas... Chegou o Natal! Natal é assim, feito de amor, ternura, de sonhos e de os mais puros sentimentos! É tempo de festa, família reunida para a Ceia, pessoas felizes, muitas emoções e alegria. Então é Natal!
Devemos ter em mente que o Natal tem um sentido não apenas humano, mas profundamente espiritual. É o que podemos aprender a partir do registro feito por Mateus sobre o nascimento de Jesus.
No Evangelho de Mateus, está registrado o nascimento de Jesus Cristo, o Salvador da humanidade (Mateus 2.1-12). O nascimento de Jesus foi profetizado pelo profeta Isaías há cerca de 700 anos antes de o Salvador vir ao mundo: “Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel” (Isaías 7.14). Não se sabe ao certo em que dia o Senhor Jesus nasceu, até porque não há uma data específica registrada na Bíblia, o dia 25 de dezembro, tradicionalmente, é considerado o dia do seu nascimento. Por isso, é um dia comemorado e festejado por todos os cristãos.
Biblicamente, Jesus nasceu em Belém na Judéia. Seu nascimento foi singular, cercado de simplicidade e humildade. Em Belém nasceu Jesus, a parte humana, a carne do verbo, as vestimentas de carne e ossos com as quais o verbo se cobriu para que pudéssemos ver a sua glória (João 1. 1-3). O Natal nos traz à memória que o Emanoel (Deus conosco) veio para mudar a nossa história, nos salvando na Cruz do Calvário, morrendo em nosso lugar, e sendo ressuscitado no terceiro dia; e vivo está para sempre. Aleluia! Natal é tempo de nos alegrarmos, pois o Salvador nasceu, viveu e vive entre nós.
Outra marca dessa época do ano é o “Presente de Natal”. “Os três Reis Sábios, depois de buscarem o menino Jesus, encontrando-o, adoraram-no. Então, abrindo seus tesouros, apresentaram-lhe presentes, tais como: ouro, incenso e mirra” (Mateus2. 11.).
Quais são os presentes que podemos dar para Jesus nesta data tão importante? Um dos maiores presentes que podemos dar a Cristo é a nossa vida como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o nosso culto racional (Romanos 12.1). Portanto, abramos nossos tesouros, nossos corações e apresentemos ao Senhor Jesus nossas dádivas. Ele merece. É Natal! Ele nasceu em nossas vidas, aleluia!
Feliz Natal a todos!
Pastor Jair Gouvea – Igreja Batista Reviver