“Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus. E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, e a paciência a experiência, e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Romanos 5.1-5).
Pensei em refletir sobre o que o Apóstolo Paulo escreveu à Igreja que estava em Roma, onde ele apresenta o processo e o desempenho da vida cristã. Ao sermos justificados por Cristo, nós temos paz com Deus, ou seja, nós passamos a ter a EXPERIÊNCIA DA RECONCILIAÇÃO com Deus. A partir dessa experiência, o pecado já não faz mais separação entre nós e ELE. O propósito original de Deus, que é de comunhão conosco, agora está novamente estabelecido. Em virtude desta graça maravilhosa, nós passamos a ter ESPERANÇA, que inicia e conclui o processo contínuo da nossa vida cristã. Somos salvos pela fé em Cristo e experimentamos paz com Deus (Efésios 2.8-9); porém, em nossa existência na Terra passamos pelas TRIBULAÇÕES, que são as dificuldades que surgem em nossa caminhada de fé. Em meio às tribulações, desenvolve-se em nós a PERSEVERANÇA, que é a decisão de continuarmos firmes na fé. Tendo perseverança nas tribulações, nosso caráter é aprovado e aumentam em nós o conhecimento e a maturidade, adquiridos no processo da vida de fé. Assim, a ESPERANÇA se renova e se fortalece, a força e a motivação para continuar até a volta de Cristo, quando Ele vem buscar os salvos, no evento que a BÍBLIA chama de arrebatamento.
Ao sermos justificados pela fé, passamos a ter paz com Deus; ter paz com Deus é fundamental para que tenhamos paz em todos os sentidos. Se a nossa paz depende da paz com Deus, então nossa vida será plena. É pela paz com Deus que podemos viver em paz. Aliás, é importante ressaltar que a esperança do cristão está na glória de Deus, no esplendor visível da plenitude de Deus. Nossa esperança está em Deus e na plenitude do que Ele é; e nós podemos ter a certeza de que esta esperança não nos decepciona. Ela jamais nos frustrará. É claro, ela é a esperança da glória de Deus! Mas não só isso. O texto diz que ela não nos decepciona “porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu” (Romanos 5.5).
Espero ter correspondido com a expectativa do leitor. Desejo a todos muita paz, saúde e felicidade. Que esta esperança esteja em todos os corações daqueles que amam a Deus.
Pastor Jair Gouvea
Fundador e presidente da Igreja Batista Reviver em Itápolis.
Formado em Teologia pelo STBN – Seminário Teológico Batista Nacional