Por Jair Gouvea
Poesia Felicidade
Não se acostume com o que não o faz feliz, revolte-se quando julgar necessário.
Alague seu coração de esperanças, mas não deixe que ele se afogue nelas.
Se achar que precisa voltar, volte!
Se perceber que precisa seguir, siga!
Se estiver tudo errado, comece novamente.
Se estiver tudo certo, continue.
Se sentir saudades, mate-a.
Se perder um amor, não se perca!
Se o achar, segure-o!
Fernando Pessoa
Faça o que for necessário para ser feliz. Mas não se esqueça que a felicidade é um sentimento simples, você pode encontrá-la e deixá-la ir embora por não perceber sua simplicidade. Felicidade é a certeza de que a nossa vida não está se passando inutilmente. A nossa felicidade depende mais do que temos nas nossas cabeças, do que nos nossos bolsos. Na plenitude da felicidade, cada dia é uma vida inteira.
Mantenha o bom humor. O bom humor espalha mais felicidade que todas as riquezas do mundo. Vem do hábito de olhar para as coisas com esperança e de esperar o melhor e não o pior. A felicidade não se encontra nos bens exteriores. A verdadeira felicidade está na própria casa, entre as alegrias da família. Por isso valorize sua família.
O amor. O amor é a primeira condição da felicidade do homem. Não ser amado talvez seja falta de sorte, mas não amar é a própria infelicidade. Ame e seja feliz. Ame e fará outros felizes. A felicidade muitas vezes é a conseqüência de um amor correspondido.
Seja feliz como uma criança. As crianças são quase sempre felizes, porque não pensam na felicidade. Os velhos são muitas vezes infelizes, porque pensam demasiadamente nela. A felicidade é uma obra-prima: o menor erro falseia-a, a menor hesitação altera-a, a menor falta de delicadeza desfeia-a, a menor palermice embrutece-a.
Lembre-se: ser feliz é estar de bem com a vida, com Deus e consigo mesmo.