"Um homem a serviço de DEUS".

Fracasso e sucesso!

02-11-2017 10:34

O peso do fracasso e o peso do sucesso.

Nada é mais sofrido do que fracassar em algo que tínhamos como certo o sucesso. Quando somos um sucesso todos querem surfar nessa onda. Aparecem amigos, que nem imaginávamos que tínhamos. Se é que tínhamos. Quantos tapinhas nas costas recebemos quando somos vitoriosos. Se o nosso sucesso nos da fama, todos querem aparecer na foto conosco. É só dar uma olhada na vida dos artistas que se tornam celebridades, todos quem posar para uma foto, para depois usá-la para postar nas redes sociais e assim tirarem proveito do famoso. Para cada pessoa de sucesso, tem milhares que fracassaram. Muitos dos que hoje são um sucesso, já fracassaram várias vezes no passado. Vamos a alguns exemplos de fracassados que viraram pessoas de sucesso. Steven Spielberg: Ele pode ser um dos cineastas mais bem sucedidos do mundo atual, mas a Universidade do Sul da Califórnia se recusou a dar a ele uma chance na Escola de Teatro, Cinema e Televisão - três vezes. Ele claramente não aceitou um não como resposta e se tornou um administrador da escola que em 1994 lhe concedeu um diploma honorário. Albert Einstein: Einstein teve um início tardio, não falou até os quatro anos e aprendeu a ler aos sete anos. Estes desafios não o impediram de ganhar o prêmio Nobel de Física pela descoberta do efeito fotoelétrico e por desenvolver a teoria da relatividade. Sem dúvida o pessoal da Escola Politécnica de Zurique lamenta ter rejeitado inicialmente o homem cujo nome é hoje sinônimo de "gênio".

Vimos acima apenas dois exemplos de pessoas que foram consideradas um fracasso, mas que deram a volta por cima e passaram serem celebridades. Tenho a certeza que carregaram por certo tempo o peso do fracasso, mas foram inteligentes para de desfazerem dele. Poderiam terem passado por despercebidos na história, mas preferiram tentam de novo, por isso serão sempre dignos de serem lembrados como pessoas de sucesso.

O sucesso também é um peso. Não nos enganemos, todo sucesso tem suas consequências e devemos estar preparados para elas. Chegar ao topo da muito trabalho, mas vale a pena. Ficar no topo também é penoso, mas é um peso que se soubermos dividi-lo com os outros não sofremos. O sucesso traz algumas armadilhas consigo, sendo uma delas o isolamento. Muitas pessoas que hoje ocupam as cadeiras do sucesso sofrem com o isolamento. Tem medo de serem humanos. Por essa razão vemos tantos executivos, empresários, esportistas, artistas, cientistas, entre outros, que atingiram o sucesso, líderes religiosos vivendo sob efeito de drogas e no alcoolismo desenfreado. Eles têm medo de se exporem a Deus, de se abrir com verdadeiros amigos, ao invés disto, se enclausuram em seus castelos e neles são assombrados pelos seus medos.

Morrer no fracasso é opção. Morrer sob o efeito do sucesso é tolice.

Pr Jair Gouvea

Coach