"Um homem a serviço de DEUS".

Maria, mãe de Jesus!

15-10-2015 08:53

Maria mãe de Jesus é uma das pessoas mais proeminentes da Bíblia. Sua vida é caracterizada pela fé, humildade e obediência à vontade de Deus. Maria era descendente do Rei Davi e vivia numa vila chamada Nazaré, localizada nas planícies do sul da Baixa Galiléia. Era noiva de José, um homem temente a Deu e que também vivia em Nazaré (Mateus 1.18). Certo dia, o anjo Gabriel apareceu àquela jovem e anunciou que ela conceberia e daria à luz um filho e essa criança seria chamada de Filho de Deus e receberia o trono de Davi (Lucas 1.26-33).

Maria, por ser virgem, questionou Gabriel sobre como isso aconteceria. O anjo lhe disse que o Espírito Santo viria sobre ela e realizaria a concepção de forma sobrenatural. Maria, então, numa grande demonstração de fé, afirmou ser uma serva do senhor e humildemente submeteu-se à sua vontade (Lucas 1.34-38). Maria ficou tão maravilhada com o que estava acontecendo com ela, que louvou ao Senhor com uma canção que brotou do seu coração (Lucas 1.46-55). Este belo hino, conhecido como “Magnificat”, é semelhante em muitos aspectos a antigos cânticos hebraicos encontrados no Antigo Testamento (como a oração de Ana, 1 Samuel 2.1-10, e a canção de Davi, 2 Samuel  2.1-51).

Após Maria dar a luz ao Redentor, ela passou a cuidar do Filho de Deus, juntamente com o justo José, seu agora esposo, seu esposo, e fez isso com muito amor e temor. No ministério de Cristo, ela passa de mãe a discípula. Ela tem um papel importante, principalmente, no início e no fim do ministério do Senhor aqui na terra. Ela está no início, quando ela o informa a Jesus o desconforto da família do noivo, quando o vinho da festa de casamento em que Jesus estava também presente havia acabado. Foi nessa festa que Jesus fez seu primeiro milagre, transformando água em vinho. Isto aconteceu em Caná, na Galiléia (João 2). Ela também aparece de forma muito contundente no final do ministério terreno de Cristo; quando Jesus está na cruz, ela, juntamente com João, o discípulo amado, está próxima, a uma distância que Jesus pode visualizá-los. Jesus pede a ela que cuide de João e que João cuide dela (João 19.25-27). Maria cumpriu o papel que Deus lhe escrevera na história. E como mãe é exemplo de amor a todos os moradores da terra.

A história de Maria não termina na morte de Cristo, mas ela aparece junto com os discípulos, no cenáculo, onde no dia de pentecostes todos, incluindo Maria, foram cheios do Espírito Santo (Atos 1.12-14; 2.1-4).

Como vemos, Maria foi um lindo instrumento de Deus para que a obra redentora da humanidade fosse feita por meio do Seu Filho Amado, Jesus Cristo. Que possamos a cada dia aprender com essa mulher. Humildade, amor, temor, sabedoria e louvor. Ela tem muito a ensinar com sua vida.

Espero que este texto simples possa contribuir para o crescimento e elevo espiritual de todos os leitores.

Fiquem todos na graça e na paz do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Pastor Jair Gouvea – Igreja Batista Reviver, de Itápolis, SP