“Cuidado, irmãos, para que nenhum de vocês tenha coração perverso e incrédulo, que se afaste do Deus vivo.” (Hebreus 3.12)
A incredulidade é o resultado da falta do relacionamento com Deus. Isso acontece quando a pessoa deixa de buscar de ir aos cultos, e consequentemente, deixa de se alimentar espiritualmente com a Palavra Sagrada. Com isso, a pessoa passa a dar mais atenção a outras coisas que poderão leva-la para longe de Deus e vai acabar morrendo espiritualmente. Temos que “manter a nossa atenção nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas” (Colossenses 3.2), só assim conseguiremos nos manter próximos de Deus. Quando uma pessoa esfria na fé é muito difícil voltar ao que era antes, é um processo complicado e lento, pois as dúvidas começam a comandar o coração que vai se endurecendo endurecido. Por essa razão, temos que ficar alerta, vigiando e orando, para que nada e ninguém venha roubar nossa fé.
Muitas vezes ao longo da vida, nos afastamos de pessoas que temos prazer e alegria só de estar perto delas de sem saber o porquê, e quando pensamos não vemos motivos para isso. Muitas vezes é a correria da vida, outras vezes são pequenas coisinhas que por não serem tratadas se tornam grandes e nos afastam de quem mais amamos. Mas o fato é que lá no futuro quando pensamos, vemos que acabamos ficando distantes de pessoas que nós amamos, e perdemos com isso.
Com Deus não é diferente, todos nós querem estar próximos dEle, queremos crescer em intimidade com o Senhor, mas alguns de nós acabam se afastando Dele. A diferença é que a Bíblia nos diz o que nos afasta de Deus. Você quer estar próximo de Deus sempre? Então precisa saber o que pode te afastar de Deus. Isaías 59.1-2 diz que os nossos pecados fazem separação entre nós e Deus. Pecado nada mais é do que desobediência ao que Deus nos diz. A nossa desobediência a Deus nos separa Dele. Quer estar próximo a Deus? O obedeça sempre.
Tem muitas coisas que tira o nosso foco que é Cristo. Trabalho, vaidade, pessoas, etc., por essa razão devemos estar atentos a tudo o que pode nos desviar da nossa direção à vida eterna com Jesus.
Não se afaste da presença de Deus.
Pr. Jair Gouvea