"Um homem a serviço de DEUS".

O prazer da violência!

12-06-2019 09:30

Uma grande parte dos seres humanos gosta da violência, pois a violência causa nelas certo prazer. Mas quando o prazer se vai, a violência perde sua graça. É incrível, mas isso é uma realidade. Você sabe por que as pessoas gostam da violência? Porque ela dá prazer. Os seres humanos acham a violência profundamente satisfatória. Mas remova a satisfação, e o ato fica… oco” (Alan Turing).

Muitas pessoas, incluindo algumas que são religiosas, acham que a violência é uma reação justificada à provocação. E milhões consideram a violência na mídia uma forma aceitável de entretenimento. Programas sobre violência são cada vez mais assistidos. Pasmem, mas uma pesquisa diz que tem pessoas que sentem prazer em ver programas policias na TV. Os filmes violentos, chamados às vezes de “filmes de ação” também são os mais vistos. Não podemos nos esquecer de que até os filmes de super- heróis são recheados de violência. No dia-dia vemos pessoas praticando violência nas ruas, nos jogos de futebol, na internet, ente tantos outros lugares. Quando eu falo violência, falo da violência física, verbal e emocional.

Nos últimos dias a violência se tornou algo recorrente nas escolas. Professores são agredidos por crianças e adolescentes. Quando vemos as atitudes violentas dos alunos, enxergamos certo prazer em seus atos. O prazer de se autoafirmar e mostrar aos colegas que eles são os caras fica muito evidente. Geralmente as pessoas violentas não demosntaram arrependimento e nem vergonha, mas um estado de superioridade e prazer.

A violência começou com o principal inimigo de Deus e do homem — Satanás, o Diabo, a quem Jesus chamou de “homicida”. (João 8.44) Além disso, visto que o mundo inteiro está “no poder do iníquo”, as atitudes de muitas pessoas em relação à violência, incluindo a obsessão por entretenimentos violentos, são um reflexo das características de Satanás. (1 João 5.19) Para agradar a Deus, devemos repudiar a violência e cultivar amor pelo que Deus ama. * Isso é possível?

Segundo a Bíblia, devemos rejeitar “o furor, a ira, a maldade, a linguagem ultrajante e a conversa obscena”. Ela também diz: “[Removei a] velha personalidade com as suas práticas e revesti-vos da nova personalidade.” (Colossenses 3.8-10) Será que Deus está pedindo demais de nós? Não. As pessoas podem mudar. * Como?

O primeiro passo é obter conhecimento exato sobre Deus. (Colossenses 3.10) Quando uma pessoa receptiva aprende sobre nosso Criador, ela se sente atraída a seus padrões e qualidades. Desse modo, ela desenvolve amor por ele e passa a querer agradá-lo. — 1 João 5.3.

O segundo passo está relacionado à nossas amizades. A Bíblia diz: “O homem de violência seduzirá seu próximo e certamente o fará ir num caminho que não é bom.” — Provérbios 16.29.

O terceiro passo envolve discernimento. É preciso reconhecer que a tendência à violência é uma fraqueza grave, pois reflete falta de autocontrole. Uma pessoa pacífica, por outro lado, tem força interior. “Melhor é o vagaroso em irar-se do que o homem poderoso”, diz Provérbios 16.32.