"Um homem a serviço de DEUS".

Relacionamento Familiar, Segundo a Bíblia Sagrada!

18-10-2017 15:42

Relacionamento familiar, segundo a Bíblia Sagrada.

Texto base: Efésios 5

Hoje vou falar sobre relacionamentos. No caso aqui, relacionamento familiar. Um bom relacionamento traz a felicidade ao lar. Nós fomos feitos por Deus para sermos seres relacionais. Como viver em uma cultura que gera relacionamentos superficiais, sabendo que fomos feitos para relacionamentos profundos e verdadeiros? Não há relacionamentos verdadeiros sem um preço a ser pago. Há sempre um custo! Relacionamentos saudáveis são partes da receita para uma vida feliz.

Ingredientes indispensáveis para um bom relacionamento.

Diálogo: fale e escute.

Comunicação: não se feche para as pessoas.       

Leveza: diminua o tom.

Atenção: olhe, escute.

 Amor: abrace, perdoe.

Efésios 5.25-29: Marido e mulher. “Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja”.

Efésios 5.22-24: Mulher e marido. “Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos”. A sujeição aqui não é ser capacho do marido. Neste caso é respeito ao marido, em amor. A mesma sujeição deve vir da parte do marido.

(Efésios 5.31) “Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne”. Paulo relembra a ordem de Deus a Adão e Eva (Gn 2.24).

Efésios 6.1-3: Filhos e pais. Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.

O quinto mandamento dado a Moisés (Êxodo 20.12)

Efésios 6.4: Pais e filhos. “E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor”.

Os bons relacionamentos são caminhos para uma vida feliz e próspera. Os maus relacionamentos trazem confusão, tristeza e pobreza. (Ler Salmo 1; 1 Co 15.33).

Deus os abençoe, dando discernimento a respeito deste assunto!