Por Jair Gouvea
Todas as pessoas buscam o sucesso, pois entendem que o sucesso lhes trará satisfação. Alberte Heistein disse certa vez: “Antes de ser uma pessoa de sucesso, seja uma pessoa de valor”. Forje sua caminhada para o sucesso baseado nos seus ideais, ideais de bondade, beleza e verdade. Valorize os verdadeiros amigos, pois todas as riquezas do mundo não valem um bom amigo. Faça o bem, pois todo o homem é culpado do bem que não fez. Organize seu tempo, com organização e tempo, acha-se o segredo de fazer tudo e bem feito. Trabalhe sem preguiça, o único lugar onde sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. O trabalho poupa-nos de três grandes males: tédio, vício e necessidade. O prazer no trabalho aperfeiçoa a obra. Seja modesto. A modéstia não pode ser considerada uma virtude, pois assemelha-se mais a um sofrimento do que a uma qualidade. Cuidado com o “sucesso”, pois ele é como íman, de um lado atrai as pessoas do outro as repelem. Ame as pessoas, principalmente as que estão próximas a você. O homem ama, porque o amor é a essência da sua alma. Por isso não pode deixar de amar. É fácil amar os que estão longe. Mas nem sempre é fácil amar os que vivem ao nosso lado.
Chame o sucesso para fazer parte de sua vida. Acredite no seu potencial criador, seja inovador, treine sua mente para vencer, estipule metas e, principalmente, lute por seus ideais. Mas saiba que, o sucesso é um professor perverso. Ele seduz as pessoas inteligentes e as faz pensar que jamais vão cair. Em todas as coisas o sucesso depende de uma preparação prévia, e sem tal preparação o falhanço é certo.
Tema a Deus, “pois o temor do Senhor é principio da sabedoria”(Pv 9.10). Quanto mais um homem se aproxima de Deus, mais sucesso ele atrai para si. Suba o Primeiro degrau com fé. Não é necessário que você veja toda a escada. Apenas de o primeiro passo. O sucesso é uma viagem, não um ponto de destino. O importante é não desistir. Lembre-se: Não existem pessoas de sucesso e pessoas fracassadas. O que existem são pessoas que lutam pelos seus sonhos ou desistem deles.